Esta é a história de um jovem apaixonado por carros e que vem fazendo dessa paixão a motivação para trilhar o caminho do empreendedorismo. É um caso de amor entre o Eliton Jensen, de 28 anos, e o seu Citroen C4 Pallas, que originou um canal no Youtube e muito em breve, oficialmente, a Jensen Garage, para os apaixonados por modificação automotiva.

Jensen nasceu em uma pequena cidade do Paraná chamada Cândido de Abreu, com um mês de vida foi morar em outra cidade chamada Reserva. De família simples, suas lembranças são de um lar turbulento, marcado por alcoolismo paterno e cenas de violência. “O que mais me doía era ver minha mãe repetitivamente apanhar, cansei de vê-la chorar e por mais que a gente tentasse fazer algo era em vão. Cresci assim até meus 17 anos, quando decidimos fugir de lá”, lembra.
A mudança foi para Indaiatuba, Região Metropolitana de Campinas (RMC). Sem experiência em trabalho, ele não tinha dinheiro, nem sequer documentos. “Quando cheguei aqui minhas únicas conquistas eram uma mochila escolar com algumas roupas e um tênis bem rasgado”. recorda ele, que passaram a morar de favor na casa umas tias. Saiu em busca de trabalho e em dois dias já estava trabalhando em um lava rápido. Começou a ganhar dinheiro, passou a ajudar a mãe dele e em pouco tempo alugaram uma casa modesta.
Apesar dos problemas da infância, ele sempre foi um grande admirador de carros. “Eu era o tipo de menino que sentava no sofá e brincava que aquilo era um carro. Cada vez que passava um carro diferente meus olhos enchiam e sempre mentalizava e dizia: um dia vou ter meu carro e vou modificar tudo nele”.

No lava jato ele foi conhecendo sobre carros e se profissionalizando. Ele aprendeu a fazer higienização, desmontar, montar, polir, até se tornar um técnico em pinturas e poder atender concessionárias conceituadas no mercado. Com dois anos morando em Indaiatuba ele conseguiu conquistar seu primeiro carro e logo outro, apesar de tê-los modificados, ainda não era o carro dos sonhos. Partiu para um novo projeto.
O novo carro em mente era um Golf, porém, não aconteceu e de tanto procurar acabou encontrando seu atual carro, o C4 Pallas, o seu “xodó”, carro que representou uma mudança real na sua vida. Muita coisa deu errado na montagem e, por diversas vezes, ele cogitou em desistir, mas sua vontade era ver ele diferente, até que conseguiu estacionar ele em frente à sua casa montado com suspensão baixa. “Coloquei rodas maiores, mudamos o som, fiz som no porta-malas, o carro ficou um espetáculo. Hoje já mudamos do que era o primeiro, veio atualização de rodas e lanternas e vai vim muita coisa ainda”, informa.
Como ele modificava muito seus carros e a maioria das coisas fazia em casa, muitos amigos o aconselhavam a fazer um canal no Yotube pra mostrar essas modificações. “Nunca dei muita bola, porém, quando eu ia aos eventos e via algum Youtuber gravando ficava maravilhado com aquilo. Foi aí então que decidi criar um canal que pudesse trazer informações, motivação e lazer para as pessoas. Isso me ajudou muito também a desenvolver meu lado pessoal”, comenta.
Ele nunca se deixou levar por alguma dificuldade. “logo toda essa paixão vai se tornar um negócio à parte, pois desde a criação do canal a primeira coisa em mente foi montar o espaço Jensen Garage pra trabalhar com carros, cuidar, fazer projetos e também se torna um centro de conteúdo”, adianta.

Nas suas postagens e canal no Youtube ele leva informação, humor e motivação. “Por mais que as pessoas às vezes se sintam no fundo do poço, sempre há uma saída. Pegue tudo que deu errado e transforme em motivação para que possam alcançar suas metas”, aconselha. “Eu tinha tudo pra ser uma pessoa de mente fraca, mas não me deixei abalar perante as dificuldades”.
Segundo ele, ainda existem pessoas que não aceitam muito bem esse estilo de carros modificados. “Acham que somos marginais ou vagabundos, mas o carro modificado é uma verdadeira terapia”, comenta, falando um pouco mais sobre o canal dele no Yotube. “Não falo só da cultura baixa, todas as culturas sempre têm uma história do proprietário, de geração pra geração, um pai que morreu e deixou o carro, sonhos realizados, o mais legal do canal e exatamente isso, conhecer histórias”, diz.
Para ele Indaiatuba é uma cidade maravilhosa que já o presenteou com muitas oportunidades. “Aproveitei cada uma delas e sou grato por minha evolução. Deus é conosco e nunca vai deixar um filho desamparado”, agradece.
Leia também: