Em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres, o Portal Negócios em Indaiatuba, o Guia do que Indaiatuba tem de melhor, entrevistou mulheres atuantes na sociedade, em diversos segmentos, e influentes nas redes sociais. Elas falaram um pouco sobre ser mulher na vida pessoal e profissional, em pleno ano 2019, com os desafios e conquistas, e deram dicas preciosas de empoderamento para as indaiatubanas. Confira a poderosa mensagem de cada uma delas.
- A consultora de estilo e imagem pessoal Bruna Guadaim Micheli, que mora em Indaiatuba desde o final de 2011. Para ela, “ser mulher em 2019 representa empoderamento, de parceria com outras mulheres e de nos darmos o direito de fazermos mais por nós, seja na vida pessoal quanto na profissional”, afirmou, aconselhando que é preciso tirar um tempo para se cuidar, fazer o que gosta, mesmo que sejam coisas simples. “O que é muito bacana. Na minha profissão eu auxilio as mulheres a se vestirem de confiança, vai muito além da moda, do vestir e do estilo, é transformar de dentro para fora”, revelou. Ainda de acordo com ela, o maior desafio da mulher é equilibrar-se entre vida pessoal e profissional, sem deixar nenhum dos lados pendente na balança. “Ainda é o nosso maior desafio”, enfatizou. “Vista-se de confiança e destaque-se usando suas roupas como uma ferramenta de empoderamento. A mulher confiante é mais feliz”, reforçou o conselho.
- Dermopigmentadora e empresária Vanessa Siqueira, de 36 anos, que na próxima semana estará representando Indaiatuba em Barcelona, Europa. Para ela, que é proprietária da Clínica Vanessa Siqueira Micropigmentação Avançada, ser mulher representa a força necessária para lutar pelos seus sonhos. “Eu incentivo as mulheres a acreditarem em si mesmas, lutarem pelos seus objetivos e perseguirem sempre a excelência, pois o sucesso de qualquer projeto está nos detalhes”, afirmou, aconselhando às mulheres a persistirem, jamais desistindo diante de obstáculos temporários, pois as oportunidades aparecem depois que os desafios são superados e você se torna maior que eles. “O importante é aprender, crescer, acreditar em si mesma e seguir em frente, sempre”, aconselhou ela.
- A Coach Alessandra Mattos, de 38 anos, dos quais cinco morando em Indaiatuba, tem como principal objetivo, enquanto coach, empoderar as mulheres. “Trazendo para o mundo a delicadeza e sensibilidade, juntamente com a determinação e força que temos, para colocarmos em prática em diversos papéis que desempenhamos na vida”, afirmou ela. Ainda de acordo com a coach Alessandra Mattos, com o crescimento profissional feminino, “nosso permanente desafio é continuar nos especializando cada vez mais, buscando soluções inovadoras e não perdermos essa sensibilidade nas tratativas”, disse, acrescentando que é preciso tomar decisões racionais e assertivas que as levarão para uma carreira sólida de sucesso.
- A advogada e estudante de mecânica automotiva Paula dos Santos Mascari, de 36 anos, que morou e fez grandes amizades em Indaiatuba. “Eu sou a prova de que a mulher pode ser o que ela quiser. No final do ano passado larguei a advocacia para realizar meu sonho de ser mecânica de automóveis. O maior desafio está na nossa cabeça, a gente tem que acreditar que não existe barreira que não possa ser vencida”, assegurou ela, que também é Youtuber. Para as mulheres ela deixa um conselho: “Não tenha medo de ser e fazer o que realmente ama, independente do que seja, estamos no mundo para sermos felizes, nada mais importa”.
- Advogada e empresária Nuria Daniela Gallão Arthuzo, de 42 anos, dos quais 15 morando em Indaiatuba. Para ela, que é também proprietária da boutique LollaDozoh, as mulheres são capazes de muito mais do que imaginam. “Às vezes não têm oportunidade, então é preciso elas mesmos as criarem. O mais importante é colocar o amor no que fizer, seja no trabalho ou nos cuidados com a família”, aconselhou, acrescentando uma última dica importante: “Temos que nos amar e não nos cobrar”, assegurou.
- Personal Trainer Juliana Rosa, de 31 anos. Para ela ser mulher representa crescimento e cultivo à vida. “Profissionalmente é uma conquista diária”, assegurou Juliana. O maior desafio, da mulher hoje, na opinião dela, “é poder ser mulher, é poder viver como mulher, conquistar seu espaço como mulher, porque não viemos para competir e sim para agregar”, declarou. Como dica ela deixa: “Mulher, somos uma potência, jamais deixe alguém rebaixá-la, pois nós geramos a vida em todos os sentidos e a vida não faz sentido sem nós”, aconselhou, comemorando a decisão de ter vindo morar em Indaiatuba.
- Tatuadora Thais Aramayo, de 25 anos. Ela está em Indaiatuba há um ano e meio e tem todos os motivos do mundo para comemorar. “Ser mulher em 2019 representa sucesso e conquistas maravilhosas, como a minha gravidez, agenda cheia e clientes felizes com o meu trabalho”, comemora ela, ao lembrar que o maior desafio para as mulheres hoje é vencer todas as barreiras e preconceitos e extrair o melhor que tem dentro de si todos os dias, conciliando casa, trabalho, marido, família, entre outros papéis de mulher. Como principal conselho para as mulheres, ela diz que o verdadeiro empoderamento está na força interna para vencer a si própria e todos os desafios que a vida apresenta. “O verdadeiro poder da mulher é conseguir fazer mil coisas e ainda ser bem sucedida no trabalho”, concluiu.
- Dr.ª Deise Nunes Fernandes, cirurgião dentista, de 31 anos, dos quais há quatro residindo em Indaiatuba. Ela, que é especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilo Facial e também especialista em Harmonização Orofacial, afirma que a sociedade atual tem conferido às mulheres um novo cenário. “Estamos nos tornando protagonistas de histórias relevantes e respeitadas, tanto no Brasil como em vários outros países”, assegurou, ao comentar: “somos importantes, realizamos tarefas com excelência, somos produtivas, multifacetadas, administradoras de lares e empresas, mães, esposas, profissionais. Pensamos, agimos, produzimos, somos corajosas, independentes, amáveis, sensuais, trabalhadoras, emocionais, racionais, conselheiras”, enumerou as qualidades. Ainda segundo ela, se tem grandes coisas para conquistar, desde salários mais condizentes e cargos mais altos, até uma expressão mais relevante na política. “A mulher simboliza uma luta de igualdade, sem perder a sua essência cheia de sensibilidade”, ressaltou. “A mulher indaiatubana tem que ser fazer mais presente na política, afinal, presidência e ministérios têm lugar no nosso dia: orçamento, transporte, justiça, trabalho, defesa, tecnologia, meio ambiente. Este ser com TPM, batom, laptop, filho pendurado, não tem medo ser feliz. E viva à mulher”, comemerou Dr.ª Deise Nunes.