Sexta-feira, Novembro 22, 2024
InícioDicas e CuriosidadesConfira cinco dicas para conseguir emprego em Indaiatuba

Confira cinco dicas para conseguir emprego em Indaiatuba

Atenção às dicas de Paulo Henrique Pires, diretor do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Indaiatuba. O órgão é responsável por conectar pessoas desempregadas às empresas do município. Em 2018 Indaiatuba foi a segunda cidade da Região Metropolitana de Campinas (RMC) que mais gerou empregos, perdendo apenas para Campinas. Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego através do Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados (Caged), de janeiro a dezembro de 2018 a cidade registrou saldo positivo de 2.094 postos de trabalho. Foram 29.189 admissões contra 27.095 demissões registradas, variação de 3,16%.

“Na primeira quinzena de Janeiro tivemos um aumento significativo, mais de cem vagas, um percentual de 30% a mais que o mesmo período do ano passado, que foi um ano extremamente difícil”, comparou Paulo Henrique, acrescentando que essa recuperação está sendo impulsionado em parte pelo setor da construção civil e a melhora da economia do Brasil”, ressaltou.

Acompanhe as dicas:

  1. Se valorizar

De acordo com Paulo Henrique Pires, o profissional que está procurando uma vaga no mercado de trabalho precisa se valorizar mais, conhecendo seu currículo a fundo e seu histórico profissional. “Quando o entrevistador o questiona sobre qual cargo estão procurando dizem que estão procurando qualquer coisa, isso é falta de valorização profissional”. Além disso, o profissional que está em busca de emprego precisa ainda buscar outros benefícios que não sejam apenas o salário, entre os quais a oportunidade de crescer dentro da empresa, sabendo valorizar também a empresa na qual trabalhará.

  1. Saber se vender

Para ele, o profissional precisa saber se vender, fazendo propaganda de si mesmo sem receios, expondo suas qualidades profissionais de forma clara e ética, afinal, exatamente como um produto, é preciso saber focar no seu diferencial, que o destaca da concorrência, com isso se mantendo visível para os seus futuros empregadores.

  1. Seja sincero sempre

Se quiser conquistar uma vaga de emprego no mercado de trabalho o profissional terá que ser muito sincero (a) ao colocar as informações no currículo, principalmente em relação ao histórico escolar e experiência profissional. De acordo com Henrique, as pessoas chegam ao PAT dizendo que têm ensino médio, faculdade, cursos e demais capacitações, e quando chegam nas empresas e precisam apresentar o histórico, não conseguem e inventam uma série desculpas, ou seja, “perdem o emprego por causa desse tipo de situação”.

  1. Clareza e foco

Além de ser muito claro sobre as informações constantes no currículo profissional, o profissional que está em busca de emprego no mercado de Indaiatuba precisa ter foco profissional, se concentrando no que realmente tem excelência. Não adianta colocar uma série de funções no currículo, pois o entrevistador fica sem saber para qual o cargo o pretendente quer atuar. “Muitas funções no currículo acabam confundindo o entrevistador e consequentemente a chance de conquistar o emprego”, alertou.

  1. Invista em Capacitação

Por último Paulo Henrique aconselha ao profissional investir prioritariamente em capacitação profissional. “Conhecimento é poder. Quanto mais capacitado o profissional, mais ele vai fazer a diferença no Mercado de Trabalho”, assegurou, revelando que o maior problema das empresas de Indaiatuba hoje é mão de obra qualificada. “É um conselho até mesmo para as pessoas que estão empregadas, pois elas esquecem ou alegam não ter tempo para se capacitar, com isso vão ficando para trás no mercado. Muitas não têm nem mesmo o ensino médio”, chamou atenção.

Serviço:

O PAT de Indaiatuba, vinculado à Secretaria de Governo, realizou em 2018 cerca de 60 mil atendimentos. A unidade é mantida por meio de uma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), que faz intermediação entre empresas que precisam de mão de obra e profissionais que procuram emprego.

No Posto também é possível fazer inscrição para o seguro-desemprego, emissão da carteira de trabalho, inscrição para o Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ) e para o Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (Padef). Todos os serviços são gratuitos.

ServiçoO PAT de Indaiatuba está situado à Rua Jacob Lyra, 344 PQ das Nações. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira das 7h às 15h45. Informações pelo telefone (19) 3825-6622 / 6613.

Leia Também:

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POSTS RECENTES