Sexta-feira, Novembro 22, 2024
InícioDicas e CuriosidadesCinco livros que contam a história de Indaiatuba

Cinco livros que contam a história de Indaiatuba

Está curioso para saber sobre a história de Indaiatuba/SP? A Biblioteca Pública Rui Barbosa, mantida pela Fundação Pró-Memória de Indaiatuba, dispõe de um riquíssimo acervo de livros para você poder ficar por dentro dos principais fatos históricos e inúmeros curiosidades sobre este município. Listamos aqui cinco livros como dica para você começar.

 

  1. “História de Indaiatuba (Na perspectiva Biográfica de Antônio Reginaldo Geiss)”, escrito pela historiadora Eliana Belo Silva. O livro, lançado no ano passado, apresenta alguns fatos da história de Indaiatuba, elaborados através da trajetória de vida do indaiatubano Antônio Reginaldo Geiss e de fragmentos de vivências de pessoas da sua família e círculos de convivência. Os depoimentos de Antônio Geiss foram colhidos pela autora em parceria com Antônio da Cunha Penna, Marcos Kimura, José Luiz Sigrist e Sônia Maria Fonseca, além de fontes documentadas do Arquivo Público da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba, da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro e do Arquivo Público do Estado de São Paulo. Antônio teve parentes históricos na cidade e ele muito contribuiu para os clubes Rotary e Indaiatube Club, do qual participou ativamente, tendo participado também da campanha pela comarca de Indaiatuba, pela criação da Rádio Jornal e também à Fundação Pró-Memória. A historiadora Eliana é também pedagoga especialista em Gestão Escolar. Há mais de 30 anos ela estuda a História de Indaiatuba.

    O livro é do autor Nilson Cardoso de Carvalho. Foto: Domingos Cardoso
  2. A segunda indicação é o livro “Cronologia Indaiatubana”, do autor Nilson Cardoso de Carvalho, lançado em 2009 pela Fundação Pró-Memória de Indaiatuba. Nilson Gaspar dedicou os últimos anos da sua vida à árdua tarefa de coletar referências históricas da cidade de Indaiatuba em vários arquivos da região e da capital. O autor nos convida a quase três séculos de fatos presentes na história de Indaiatuba, relatando, entre os quais, a passagem de Dom Pedro II pela cidade, uma epidemia de febre amarela ocorrida em 1899 e a existência do primeiro automóvel do munícipio.

    De autores diversos, os leitores encontrarão crônicas, contos, ensaios e poesias. Foto: Domingos Cardoso
  3. A terceira indicação de livro tem como título “Um olhar sobre Indaiatuba”, da Coleção “Crônicas Indaiatubanas”, de autores diversos, lançado em 2016 pela Fundação Pró-Memória de Indaiatuba, através da Prefeitura Municipal de Indaiatuba. No livro é possível encontrar ensaios, crônicas, poesias e contos contendo fragmentos do tempo passado, histórias narradas a partir de memórias, recordações organizadas, fatos construídos e reconstruídos segundo diferentes perspectivas.

    O livro é da autora Ana Lígia Scachetti. Foto: Domingos Cardoso
  4. Intitulado “O Ofício de Compartilhar Histórias – história e memória de Indaiatuba sob a perspectiva de uma periodista”, a quarta indicação é da autora Ana Lígia Scachetti, lançado em 2001 também pela Fundação Pró-Memória de Indaiatuba. A obra apresenta artigos de cunho histórico, fruto de exaustiva pesquisa nos documentos que formam o acervo dos arquivos da Fundação Pró-Memória, publicados semanalmente no jornal Tribuna de Indaiá. Ela transporta os leitores a um passado distante, revelando personagens e fatos que muitos contribuíram para a construção da história da chamada “Terra dos Indaiás”. Ela destaca figuras que foram importantes no cenário religioso político-administrativo nos quase dois séculos de histórias, como D.José de Camargo Barros, João Tibiriçá Piratininga, Joaquim Emigídio de Campos Bicudo, entre outros, narrando ainda aspectos ligados ao Casarão Pau Preto, à Igreja Matriz, ao Chafariz e Estrada de Ferro. Lígia mora em Indaiatuba desde os três anos de idade, sendo formada em jornalismo, tendo trabalhado como assessora de comunicação do colégio Anglo/Campinas Unidade Indaiatuba, ao mesmo tempo em que editava um jornal para estudantes de Indaiatuba. Trabalhou também no jornal Tribuna de Indaiá, como repórter das áreas de cultura e cidade.

    De Martha de Andrade, o livro conta a História de Indaiatuba na visão de dois adolescentes. Foto: Domingos Cardoso
  5. A quinta última indicação de livro é da autora Martha de Andrade Barbosa Marinho, chamado “Uma aventura na Terra dos Indaiás”, primeira edição de 2003. Ela conta a história de Indaiatuba através de dois adolescentes (Gabriel e Zeca), e de seus amigos e companheiros de escola, que aceitaram o desafio da professora para construir a história do município. Ela não teve a pretensão de contar e interpretar o surgimento e desenvolvimento da cidade, mas sim motivar os jovens Indaiatubanos, e os leitores de um modo geral, a buscar mais, a pesquisar e analisar as informações e diferentes versões que existem e chegar a uma conclusão.  Ela foi professora de História por mais de 30 anos, dos quais 25 lecionando em Indaiatuba.

Serviço:

A Biblioteca Pública Rui Barbosa está localizada na rua Dr. Oswaldo Cruz, 1015, bairro Cidade Nova I.

Funcionamento:

Segunda à sexta: das 9h às 17h

Sábado: das 9h às 13h

Telefone: (19) 3834-6319.

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POSTS RECENTES