Está curioso para saber sobre a história de Indaiatuba/SP? A Biblioteca Pública Rui Barbosa, mantida pela Fundação Pró-Memória de Indaiatuba, dispõe de um riquíssimo acervo de livros para você poder ficar por dentro dos principais fatos históricos e inúmeros curiosidades sobre este município. Listamos aqui cinco livros como dica para você começar.
- “História de Indaiatuba (Na perspectiva Biográfica de Antônio Reginaldo Geiss)”, escrito pela historiadora Eliana Belo Silva. O livro, lançado no ano passado, apresenta alguns fatos da história de Indaiatuba, elaborados através da trajetória de vida do indaiatubano Antônio Reginaldo Geiss e de fragmentos de vivências de pessoas da sua família e círculos de convivência. Os depoimentos de Antônio Geiss foram colhidos pela autora em parceria com Antônio da Cunha Penna, Marcos Kimura, José Luiz Sigrist e Sônia Maria Fonseca, além de fontes documentadas do Arquivo Público da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba, da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro e do Arquivo Público do Estado de São Paulo. Antônio teve parentes históricos na cidade e ele muito contribuiu para os clubes Rotary e Indaiatube Club, do qual participou ativamente, tendo participado também da campanha pela comarca de Indaiatuba, pela criação da Rádio Jornal e também à Fundação Pró-Memória. A historiadora Eliana é também pedagoga especialista em Gestão Escolar. Há mais de 30 anos ela estuda a História de Indaiatuba.
- A segunda indicação é o livro “Cronologia Indaiatubana”, do autor Nilson Cardoso de Carvalho, lançado em 2009 pela Fundação Pró-Memória de Indaiatuba. Nilson Gaspar dedicou os últimos anos da sua vida à árdua tarefa de coletar referências históricas da cidade de Indaiatuba em vários arquivos da região e da capital. O autor nos convida a quase três séculos de fatos presentes na história de Indaiatuba, relatando, entre os quais, a passagem de Dom Pedro II pela cidade, uma epidemia de febre amarela ocorrida em 1899 e a existência do primeiro automóvel do munícipio.
- A terceira indicação de livro tem como título “Um olhar sobre Indaiatuba”, da Coleção “Crônicas Indaiatubanas”, de autores diversos, lançado em 2016 pela Fundação Pró-Memória de Indaiatuba, através da Prefeitura Municipal de Indaiatuba. No livro é possível encontrar ensaios, crônicas, poesias e contos contendo fragmentos do tempo passado, histórias narradas a partir de memórias, recordações organizadas, fatos construídos e reconstruídos segundo diferentes perspectivas.
- Intitulado “O Ofício de Compartilhar Histórias – história e memória de Indaiatuba sob a perspectiva de uma periodista”, a quarta indicação é da autora Ana Lígia Scachetti, lançado em 2001 também pela Fundação Pró-Memória de Indaiatuba. A obra apresenta artigos de cunho histórico, fruto de exaustiva pesquisa nos documentos que formam o acervo dos arquivos da Fundação Pró-Memória, publicados semanalmente no jornal Tribuna de Indaiá. Ela transporta os leitores a um passado distante, revelando personagens e fatos que muitos contribuíram para a construção da história da chamada “Terra dos Indaiás”. Ela destaca figuras que foram importantes no cenário religioso político-administrativo nos quase dois séculos de histórias, como D.José de Camargo Barros, João Tibiriçá Piratininga, Joaquim Emigídio de Campos Bicudo, entre outros, narrando ainda aspectos ligados ao Casarão Pau Preto, à Igreja Matriz, ao Chafariz e Estrada de Ferro. Lígia mora em Indaiatuba desde os três anos de idade, sendo formada em jornalismo, tendo trabalhado como assessora de comunicação do colégio Anglo/Campinas Unidade Indaiatuba, ao mesmo tempo em que editava um jornal para estudantes de Indaiatuba. Trabalhou também no jornal Tribuna de Indaiá, como repórter das áreas de cultura e cidade.
- A quinta última indicação de livro é da autora Martha de Andrade Barbosa Marinho, chamado “Uma aventura na Terra dos Indaiás”, primeira edição de 2003. Ela conta a história de Indaiatuba através de dois adolescentes (Gabriel e Zeca), e de seus amigos e companheiros de escola, que aceitaram o desafio da professora para construir a história do município. Ela não teve a pretensão de contar e interpretar o surgimento e desenvolvimento da cidade, mas sim motivar os jovens Indaiatubanos, e os leitores de um modo geral, a buscar mais, a pesquisar e analisar as informações e diferentes versões que existem e chegar a uma conclusão. Ela foi professora de História por mais de 30 anos, dos quais 25 lecionando em Indaiatuba.
Serviço:
A Biblioteca Pública Rui Barbosa está localizada na rua Dr. Oswaldo Cruz, 1015, bairro Cidade Nova I.
Funcionamento:
Segunda à sexta: das 9h às 17h
Sábado: das 9h às 13h
Telefone: (19) 3834-6319.