Sexta-feira, Novembro 22, 2024
InícioGuia MaisA empreendedora de Indaiatuba que vive um caso de amor com os...

A empreendedora de Indaiatuba que vive um caso de amor com os bichos

Para quem nunca pensou na vida em empreender, até que a empresária Kátia de Andrade Franco está se saindo muito bem. Literalmente ela está se reinventando depois dos 40 anos, o que é um incentivo para muita gente que sonha em ser dono do próprio negócio.  Ela é a fundadora da Patinhas Help, uma empresa que começou com os serviços de Táxi Pet e Pet Sitter. Hoje o empreendimento vive uma nova fase, sendo ao mesmo tempo um hotel e creche para pets com atendimento personalizado, um crescimento marcado por muitos desafios e superação. “Houve momentos em que cansei, mas desistir eu nunca pensei”, diz ela, que nasceu em Indaiatuba e tem um verdadeiro caso de amor com os animais.

Kátia, chamada pelos amigos de “Katinha”, a princípio pensou que fosse trabalhar a vida inteira com carteira assinada e somente passou a empreender por necessidade. Formada em Administração de empresas e também em Tecnólogo em Eventos, com pós graduação em Supply Chain, ela trabalhou em grandes empresas na área de compras e relações públicas. Convidada a sair da última empresa e após passar sete meses desempregada, ela não teve outra escolha, senão empreender.

Com ajuda de duas amigas (Letícia e Érica) contribuindo para clarear as ideias, ela chegou à essência do que seria a Patinhas Help, trabalhar com o que mais amava: os bichos de estimação.  Em junho de 2018, depois de passar uma noite em claro pensando nas possibilidades, com a cabeça fervilhando de ideias sobre trabalhar como babá de cães (Pet Sitter) e passeador de cães (Dog Walker), na manhã seguinte tratou de conversar com a família para saber a opinião e conseguir apoio, todos sem exceção a apoiaram, desde a mãe e o pai, ao irmão, que é veterinário na cidade. O irmão, por ser da área, a aconselhou a buscar qualificação.

Kátia fez do seu amor pelos bichos um exemplo de sucesso no empreendedorismo

Por estar sempre se aperfeiçoando mesmo na época em que trabalhava empregada, ela não perdeu tempo. Imediatamente fez um curso de auxiliar veterinário e rumou para São Paulo em busca de outros conhecimentos no segmento de Pet Sitter  Dog Walker, captando primeiro o investimento com o pai dela, que ao saber dos planos disse:  “Que venham os cachorros”, frase para ela inesquecível.  O pai também a ajudou a montar um carro todo adaptado com ar-condicionado, colchões e almofadas para fazer o transporte dos animais. “Ao montar o carro eu pensei que tipo de transporte eu queria para o meu pet? Primeiramente que ele fosse confortável e seguro”, lembra.

Apesar de ser muita conhecida na cidade, por ter nascido em Indaiatuba, ela era conhecida também por abraçar a causa animal, através de sua ação solidaria de ganhar ração em seu aniversário, campanha que realiza há mais de oito anos. Em um dos seus aniversários solidários ela chegou a arrecadar mais de 800 quilos de ração, que são distribuídos anualmente para as ongs da cidade.

De posse dos novos conhecimentos, da identidade visual da empresa criada e dispondo de conhecimento entre as clínicas veterinárias e as empresas de  banhos e tosa da cidade que passaram a indicar clientes, desde então ela começou a empreender 24 horas por dias, começando inicialmente pelos pets das amigas, que iam viajar e ela hospedava, fazendo transportes com o Taxi Dog e atendendo os pets à domicílio. Com a boa aceitação da hospedagem em casa, meses depois, ela achou que era hora de ir a busca de nova qualificação, indo novamente para São Paulo, fazer curso em um grande hotel e creche para cachorros, numa espécie de “intensivão”.

No meio do ano passado começou a entrar em ação a nova fase da Patinhas Help, que seria a inauguração do Pet Hotel e Creche para atendimento personalizado. Adaptou uma área no fundo da residência, dentro de todos os padrões e normas exigidos, com capacidade para atender dezenas de pets. “Aqui eu durmo com eles, no colchão adaptado, dispomos de uma metodologia 100% livre, eles têm todo o conforto e contam até com o canal Dog TV para assistirem”, divulga ela as novidades do novo empreendimento, que foi inaugurado em dezembro do ano passado. Por ser uma época de alta demanda, por conta das viagens de fim de ano, chegou a hospedar cerca de 20 cães.

“Estou sempre com a mente trabalhando porque eu não posso cair na mesmice, hotéis e creches têm muitos na cidade e região, mas eu não posso ser mais um, eu tenho que ser diferente. O meu lema é ser uma extensão da casa do pet, com atendimento humanizado, hoje o animal de estimação não é mais aquele que fica no quintal, com um resto de comida e jornal velho pra deitar em cima, há 20 anos era assim, hoje mudou completamente”, conta a transformação. “Eu não posso só ser um lugar onde o cachorro vai para passar o dia, tem que ser um local para ele fazer diversas  recreações”, afirma, por isso os cursos que ela fez na área para montar a creche.

Kátia está sempre em busca de novos serviços para oferecer aos seus clientes

Desafio – Engana-se quem pensa que tudo foram flores na vida de Katinha, os desafios e obstáculos foram e continuam sendo muitos. “Todos só veem o sucesso, não veem o trabalho nos bastidores, que são 24 horas, no qual foi preciso abrir mão da vida pessoal, de compromisso com academia, de convívio familiar, entre outros, tudo isso em nome do empreendedorismo”, justifica.

Durante as obras de construção do hotel não faltaram atrasos diversos, questões de documentação e burocracia, que muitas vezes minaram a paciência e energia dela. “Foi um tempo que chorei demais, passei mal por diversas vezes, fui parar na UTI do hospital,  cansaço físico e mental, ansiedade, desespero, isso mexeu com todo mundo da família, enfim, foram muitas dificuldades e até brigas, mas no final deu tudo certo”, comemora ela, ressaltando que o apoio da família foi fundamental em todos os períodos.  “Minha família é a base de tudo”, diz, emocionada.

E qual a receita para dar tão certo? Além do incentivo da família e de primar no seu negócio por segurança, conforto e higiene, ela conta que o amor é a essência de tudo, tanto que na entrada ela escreveu uma frase de autoria de Jesus que serve para lembra-la quando estiver enfrentando algum desafio: “ tudo que a sua mão encontrar para fazer , faça com todo o seu coração”, faz questão de ler, apontando para a frase.  Ela concluiu: “Deus está vendo que estou me esforçando e fazendo tudo com o coração, eu só quero trabalhar. Se Ele colocou isso no meu caminho é porque Ele sabe que sou capaz”, crê Katinha, já pensando em outros planos de expansão.

ServiçoPatinhas Help oferece serviços de Day Care, Pet Hotel, Pet Sitter, Auxiliar Veterinário, sendo uma extensão da casa do pet. Atendimento com hora marcada, através do Whatsapp (19) 98705-7799.

+ Empreendedorismo Feminino

Leia Também:

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POSTS RECENTES