A psicóloga Lívia de Oliveira Mendes, de 43 anos, traz para Indaiatuba, na Região Metropolitana de Campinas (RMC), o método Neurofeedback como ferramenta de transformação. Crianças com TEA, TDAH e Adolescentes com baixa tolerância à frustração, depressão, ansiedade e falta de habilidades sociais são queixas que podem ser tratadas através do Neurofeedback.
Neurofeedback é um método que auxilia os indivíduos a controlar suas ondas cerebrais de forma consciente. Quando os neurônios são ativados, eles produzem um potencial de ação. Ao colocar eletrodos no couro cabeludo, a atividade elétrica do cérebro pode ser registrada. Com isso, é possível compreender como esse cérebro trabalha, segundo as frequências das ondas baixas, médias e altas.
“Sabemos que essas ondas em excesso ou em falta podem ser a causa de muitos transtornos como, por exemplo, ansiedade, depressão, irritabilidade, pânico, déficit de atenção, demência e tantos outros. O mapeamento Neurofeedback mostra os possíveis danos e todo funcionamento e os treinos organizam e regulam esse cérebro”, informa.
Além de psicóloga, Lívia é neuropsicóloga e pós graduada também em avaliação da personalidade. “Estou finalizando a pós graduação em autismo, atendo no modelo Denver e Aba, recebo crianças a partir de 10 meses em diante para avaliação TEA”, informa ela, que é natural de Manaus/AM e há quatro meses escolheu Indaiatuba para morar e trabalhar.
Lívia atende, sobretudo, na Terapia Cognitiva Comportamental. “Acredito muito na minha missão de vida e sou extremamente completa e realizada com tudo que posso ser e fazer na vida do outro através da psicologia”, assegura a profissional, que é formada e certificada pelo Instituto Neurowork em Curitiba.
Mais benefícios Neurofeedback – O Neurofeedback possibilita a regulação neurológica, ou seja, inibe as ondas altas e realça as ondas baixas fazendo um balanceamento adequado e promovendo saúde. “Mesmo em jovens e adultos que irão prestar vestibular, concursos e outros processos de seleção no qual irão realizar avaliações e precisam melhorar o aprendizado e atenção, o Neurofeedback se mostrou excelente para essa auto performance”, ressalta.
De acordo com a psicóloga Lívia, Neurofeedback representa esperança e transformação. “Eu já presenciei uma criança com TEA que não falava, não recebia comandos, somente gritava e se debatia, começar a falar, realizar comandos, olhar nos olhos e se envolver em atividades sócios emocionais, como também já ouvi relatos de pessoas internadas na UTI terem recuperações inesperadas”, revela.
Amor à psicologia e empreendedorismo – O empreendedorismo sempre foi muito forte na vida de Lívia. Em 2009 ela montou uma escola de educação infantil e em 2020 seu consultório particular em um prédio comercial de Manaus. “A psicologia sempre foi na verdade a faculdade dos sonhos, porém, não tinha condições de pagar, então fiz pedagogia pelo Prouni e montei a escola que pagou a faculdade de psicologia. Em 2017 comecei a atender em uma clínica e em 2019 vendi a escola e fiquei só na psicologia”, recorda.
Em 2021, antes da mudança para Indaiatuba, foi o ano que a psicóloga Lívia mais investiu em conhecimento e, na mesma medida que, colocava em prática ia se autorrealizando cada vez mais. “Entendo que centenas de pessoas podem ter a mesma profissão, porém, nenhum será igual ao outro na prática do ofício”, acredita Lívia, ela que tem uma habilidade bem peculiar com crianças e adolescentes. “O que me faz ver bons frutos do meu trabalho”, assegura.
Serviço – Novas Synapses/Clínica Equiphe Saiba mais sobre o trabalho da psicóloga Lívia seguindo no Instagram @novas_synapses Contato através do telefone (19) 9 94959130 e WhatsApp (92) 981325642.