Os esportes sempre foram uma paixão na vida da personal Rízia Pereira de Almeida, de 36 anos, co-fundadora do Estúdio Essere Eletrofitness em Indaiatuba. Competitiva, Rízia está sempre em busca da excelência em tudo que faz. “Procuro sempre entregar o meu melhor, com transparência e honestidade”, diz a empreendedora, que já chegou a praticar atletismo, karatê, fisiculturismo, entre outras modalidades.

Natural de São Paulo Capital, Rízia mora em Indaiatuba desde os seis anos de idade. “Desde criança sempre me destaquei nos esportes, além de ter uma facilidade em passar o que sabia a respeito, então posso dizer que a Educação Física estava nos meus planos desde o início, porém atuar como personal foi algo que surgiu por volta de 2012, quando me envolvi mais com a musculação”, conta ela.
Ao longo dos anos ela já passou por diversas áreas, desde “ginastica de academia” até ginástica laboral” e também educação física escolar. “Gosto de buscar conhecimento, então tenho alguns cursos no currículo também, entre eles: “Treinamento Funcional pelo Core360”; “RPM pela Less Mills”; “Periodização do treinamento desportivo”; e “Liberação Miofascial”. Durante a pandemia Rízia participou ativamente como aluno especial das aulas da turma de “Adaptações Moleculares ao Exercício na Saúde e na Doença”, matéria oferecida aos alunos de mestrado e doutorado da UNICAMP.
A partir daí ela entrou em mais dois grupos de estudos ligados à FEF – UNICAMP, que discutia “Adaptações Cardiovasculares ao Exercício” e também no grupo do GEECAN UNICAMP, que discutíam os efeitos do exercício no tratamento de câncer. “E esse ano devo encerrar minha pós graduação em “Lesões e Doenças Musculoesqueléticas” pela FMU; além de várias palestras presenciais e online relacionadas a saúde e atividade física”, ressalta.

Hoje a Rízia comanda o Estúdio Essere Eletrofitness, que completou um ano em Indaiatuba em novembro do ano passado. “Poderia dizer que o início veio lá atrás, quando decidi que entregaria o meu melhor aos meus alunos, pois foi a partir disso que recebi o convite da Lúcia (minha sócia), que foi minha aluna de personal, e mesmo depois de algum tempo distante, meu trabalho ainda estava em sua memória. Sou imensamente grata a ela, por ter acreditado que era possível e também por toda confiança depositada, afinal foi ela quem despertou o espírito empreendedor em mim e também investiu na idéia de que faríamos um bom trabalho. Me sinto privilegiada por isso”, agradece.
No Estúdio Essere são oferecidos exclusivamente treinos com Eletroestimulação. “Mas eu acredito que o céu é o limite e sempre podemos agregar novas atividades”, diz Rízia, que se diz muito a favor de um trabalho interdisciplinar. “Com isso conseguimos agregar o máximo de informações e um melhor monitoramento e suporte aos nossos clientes. No momento temos um grande parceiro que é a Magrass Indaiatuba e também a Smash Arena Beach Tennis em Salto”, informa.
De acordo com Rízia, a Eletroestimulação já é um grande diferencial. “É muito importante o treinamento voltado para recuperação ou tratamento de lesões, e também o treino com idosos, já que são públicos realmente carentes de um trabalho específico de qualidade, sem contar o nosso excelente atendimento e cuidado que temos com nossos alunos, fazendo com que todos se sintam únicos e acolhidos”, reforça.

Mês da Mulher – Rízia confessa que imaginava que seria mais fácil conciliar os diversos papéis de mãe, empreendedora, atleta, entre outros, porém, ela é movida a desafios e vai conciliando as atividades como conquistas diárias. “Tenho muita ajuda da minha família, meus pais me dão muito suporte e minha filha tem sido muito parceira, agradeço muito por estarem na minha batalha diária, sem eles eu não conseguiria cumprir cada tarefa do meu dia. E também devo agradecer a minha equipe de trabalho, que topa toda empreitada que apresento a eles, são meus meninos de ouro (Eliel e Erick), eles fazem parecer fácil trabalhar assim”, agradece Rízia, ao dizer às mulheres. “Juntas somos mais fortes”.
Aprendizado – Para Rízia, 2021 foi um ano difícil, onde aprendeu muito a ser mais sensível e compreensível. Criada num ambiente muito competitivo, pois desde a infância esteve no esporte competitivo, foi difícil para ela aprender a ceder. “Isso não significa um fracasso, mas o melhor para o crescimento como um todo. Em 2022, agora um pouco mais flexível a diversas ideias, acredito que possamos aumentar nossos parceiros e talvez até uma possível expansão do estúdio”, adianta.

Serviço – Siga Rízia Almeida e o Estúdio Essere no Instagram. Agende sua aula experimental pelo Whatsapp (19) 9 8290-4989. O Estudio fica localizado na rua dos Andradas, 305, bairro Cidade Nova.