Existem pessoas que já nascem com a certeza de um propósito definido sobre o que fazer na vida e a do Dr. André Berger Emiliano da Silva, de 43 anos, sempre foi a de ser médico. Ele, que é especialista em cirurgia de catarata, atua com outros sócios na Redemo Clínicas Oftalmológicas em Indaiatuba e, há mais de dez anos, desenvolve trabalho acadêmico.

Ele sempre soube a resposta para a clássica pergunta: o que você vai ser quando crescer? “Desde antes dos meus quatro anos de idade minha resposta sempre foi única: médico”, conta o hoje Dr. André Berger, que é natural de São Paulo e mora em Indaiatuba há pouco mais de um ano, mas morar aqui faz parte de uma paixão antiga.
Formado desde 2004, são quase 18 anos dedicados à profissão. Ele enveredou pelo caminho do empreendedorismo ao entender que seria a única possibilidade de realização. “Isso me foi desperto há cerca de 6 ou 7 anos, quando iniciamos consultório, sair do óbvio ‘médico que atende’ apenas”, recorda.
“Por mais desafios interessantes que existam como “manager” de alguns serviços, minha íntima realização se dá naquele momento em que estou atrás do microscópio fazendo aquilo pelo que sou apaixonado, operando catarata, dando novas oportunidades ao paciente de enxergar, realizando muitas vezes um sonho dele, mas em todas realizando o meu sonho”, afirma.

Dr. André é especialista em cirurgia da catarata, que ele considera a belíssima arte e técnica de conseguir prover de volta a visão a quem pode ter perdido. “Catarata é a maior causa de cegueira reversível do mundo, e hoje vivemos cada dia mais. Naturalmente todos teremos algum grau de catarata, mas felizmente a técnica e os equipamentos revolucionaram esta cirurgia, de tal forma que a experiência do paciente é de uma cirurgia rápida, indolor de resultados muito rápidos”, considera.
Ainda de acordo com ele, talvez seja a única especialidade cirúrgica que não só se pode corrigir um problema, mas dar um “upgrade” com as novas Lentes Intra-oculares que corrigem visão de longe, de perto e astigmatismo, por exemplo. “Por isso tudo, conforme disse, sou realmente apaixonado por essa especialidade”, assegura.
Dr. André está focado em oferecer uma experiência inovadora em saúde, através da oftalmologia. Na Redemo os pacientes têm a oportunidade de terem acesso ao que há de mais moderno e necessário a todo diagnóstico, promoção, prevenção e tratamento de saúde ocular, independente de condições econômico-sociais. “Atendemos tanto convênios e particular como temos contrato SUS, com os mesmos aparelhos e médicos. Isso tudo seguindo uma filosofia de pensamento do fundador da empresa, o Dr. Victor Paes Simoncelli, com qual estamos em profunda concordância, que é a de um atendimento focado em solucionar a aflição do nosso “cliente”, com carinho, humanidade e muito foco”, informa.

Com anos de experiência em atendimento ao SUS e comunidade mais popular, Dr. André diz que a Redemo vem conseguindo desenvolver um método de resolutividade que não só ajuda ao paciente, como não onera o sistema, deixado-o justo a todos os envolvidos. “É um pensamento moderno dentro do mundo corporativo onde as preocupações não residem apenas nos nossos ganhos, mas sim em todo ecossistema ao redor”, ressalta.
A grande maioria dos pacientes chega na Redemo inicialmente para “atualizar” grau de óculos, mas é nessa a grande oportunidade que se pode avaliar se tudo está realmente correto. “Através dos exames completos, conseguimos identificar desde patologias simples a doenças graves”, informa Dr. André, que trabalha ao lado do Dr. Victor, Dr. Henrique Baltar e Dra. Paula Baltar, seus sócios de longa data, também moradores de Indaiatuba, além da Dra. Renata Magrino, Dr. Fábio Hara, Dra. Camila Atihe, Dr. Joao Gama, Dra. Patrícia Cerqueira, e vários outros profissionais que que compõe a equipe da Redemo.

Vida acadêmica – Dr. André também está envolvido na área acadêmica há mais de 10 anos, ensinando muitos dos atuais e futuros cirurgiões de catarata. Ele esteve na UNISA (Universidade de Santo Amaro – OSEC) há mais de 10 anos e hoje tem o prazer de ensinar os residentes do HAOC em cirurgia de catarata. “É uma segunda paixão, a de ensinar”, ressalta.
Ele informa ainda sobre o estágio voluntário (fellowship) há mais de 10 anos também na Santa Casa de Misericórdia de Santo Amaro, que há 2 anos faz parte do grupo junto com BemVista Ofatlmologia, o qual agora se chama MY/Learning Study Group. “Além de ensinar aos que querem evoluir no contexto de cirurgias avançadas em catarata, gosto de ensinar através de vídeos e situações específicas”. Em seus canais é possível verificar parte desses trabalhos: @drandreberger; Youtube: bit.ly/cat-berger.
Novidades – Entre as novidades para 2022, está a ampliação do portifólio de atendimento e cirurgias. A Unidade da cidade de Itu da Redemo já esta funcionando e novas unidades serão abertas. “Seguindo a linha de entender as necessidades dos nossos pacientes, estarmos cada vez mais perto de seus lares, facilita não só a consulta como o seguimento no tratamento proposto”, comemora.

Serviço – A Redemo está localizada na rua Tuiutí 1047. Contato pelo telefone ( 19) 3816 6532 ou pelo WhatsApp 11 97404 4304. Mais informações pelo site: https://redemo.com.br. Nas redes sociais saiba mais em @redemoclinicas e mais sobre o trabalho do Dr. André Berger pelo site www.drandreberger.com.br ou @drandreberger