Personal Organizer: no universo dessa nova profissão cada vez mais requisitada, responsável pela organização profissional de uma casa, Karine Rech Berger, de 42 anos ou Ká Berger é Baby Organizer em Indaiatuba. Ela dá todo suporte que a mamãe precisa, a partir do quarto mês de gestação, para deixar tudo organizado para a chegada do bebê. Há dois anos ela vem ajudando as mamães. “Hoje representa o meu renascimento, a minha libertação, a minha paz e o meu propósito de vida. Agora entendo quando dizem que quando trabalhamos no que amamos, isso não é um trabalho, é diversão. E eu sou muito feliz por poder fazer o que eu amo”, conta Karine, que é Fonoaudióloga de formação.
O gosto por organização começou ainda na infância, quando preferia organizar os brinquedos do que brincar com eles e, na adolescência, ajudava o pai dentista na arrumação do consultório. Apesar da organização sempre correr nas veias dela, houve um momento em que os desafios fizeram as coisas saírem do controle, com a chegada da primeira filha, mudança de casa e problema de saúde do marido (tudo ao mesmo tempo). Desafios quase sempre comuns na vida de uma mulher atual que concilia vida profissional com ser dona de casa.
Ela conta que foi um dos momentos mais difíceis da vida dela: “Minha vida virou de ponta cabeça, não dei conta de tudo e toda aquela sobrecarga que eu estava vivendo, foi descontada na desorganização da minha casa, afinal a minha vida estava desorganizada”, lembra, foi quando pela primeira vez contratou uma Personal Organizer amiga da sua mãe: “Amei e tudo aquilo foi um alivio”.
Recomeço – Três anos depois, com a chegada da sua segunda filha, um novo momento desafiador na vida dela, exigiu fechar o ciclo na fonoaudiologia para fazer algo novo com um novo propósito, apesar de uma carreira profissional de sucesso em São Paulo, tendo trabalhado com as melhores profissionais da área. “Aceitei que era hora de recomeçar”, recorda.
O recomeço veio com a profissão de Personal Organizer. Incentivada por uma colega da área, Ká fez o curso e dois meses após a formação já estava trabalhando. “Sou privilegiada por poder ter entendido que tenho a missão de levar alegria para a vida das pessoas, porque quando organizamos uma casa, não estamos apenas organizando objetos, estamos organizando vidas. Todos nós temos escolhas e as melhores escolhas só dependem da gente”, aconselha.
Ká especializou-se na área baby e infantil. “Devido a minha vivência de 7 anos no mundo materno, acabei direcionando o meu caminho para a área mais linda. Organizar um quarto para uma nova vida que está chegando é uma energia mágica, tudo novinho e fora o espetáculo que fica”, enfatiza.
Ela organiza o enxoval, o quarto do bebê, o armário, a cômoda, as malas para a maternidade, mas também faz toda assessoria materna. “Ajudo a mãe mês a mês com o cronograma do que precisa ser feito, organizo o chá de bebê, o armário da mãe fazendo as mudanças das roupas para o pré e pós parto, auxilio na montagem e orientação da recepção residencial (quando a família retorna para a casa e recebe as visitas é um processo que precisa ser bem organizado para não causar confusão desnecessária)”, detalha. Ela também organiza banheiro, cozinha e lavanderia para receber as coisas do bebê e por fim ela treina as babás e funcionárias para manter tudo em ordem.
Metodologia – “Toda organização é lógica, racional e realizada por meio de técnicas que priorizem a facilidade no dia a dia. Claro que a harmonia visual, também faz parte, ainda mais no universo baby, queremos sempre deixar o mais lindo possível, mas entre o belo e o funcional, priorizamos o que vai ser mais prático para aquela mamãe”, afirma Karine, que é formada pelo método da Creative, da Micaela Goes e da Fabiana Bartolli, todas profissionais de renome na área da organização.
Para atender bem uma mãe, Ká ressalta que nada melhor do que você ser mãe e já ter vivido esse momento mágico da gestação. Além disso, a formação especializada em fonoaudiologia a diferencia, pois para realizar um trabalho de assessoria materna, precisa de muitos outros conhecimentos, como saber sobre desenvolvimento infantil, psicológico, saber e conhecer os profissionais que precisarão auxiliar a gestante e hoje em dia a biossegurança, disciplina obrigatória para profissionais da saúde. “Com a Pandemia, saber praticar um protocolo rígido de segurança em saúde, é proteção para todos e principalmente para o bebê que irá chegar. Tudo é higienizado com álcool 70 para entrar na casa de uma cliente gestante, inclusive as profissionais e todos os seus pertences passam por um “banho” de álcool”, informa.
Inspiradora – Com uma história de vida inspiradora, Ká Berger deixa uma mensagem para as mulheres que buscam uma renovação. “Nós somos maravilhosas! Precisamos reconhecer toda a força e potencial que possuímos. Sejam corajosas, ousem sonhar e acreditem que vocês podem realizar tudo que quiserem. Não busquem respostas externas, meditem e vasculhem profundamente dentro de vocês. É uma viagem dolorida, mas só quem consegue olhar verdadeiramente para suas dores e supera-las, consegue ter plenitude para entender qual a sua missão aqui. E essas respostas que passamos uma vida inteira buscando, estão lá, no inicio de tudo, no inicio da nossa historia. Sejam felizes, porque vocês merecem ser felizes”, aconselha.
Serviço – Para contratar a assessoria da Ká Berger Baby Organizer pelo telefone/Whatsapp ( 11) -9 93941166. Saiba mais sobre o trabalho dela através do Instagram @kabergerbabyorganizer