O Portal Negócios em Indaiatuba traz sete dicas essenciais para vender mais através das redes sociais, especialmente o Instagram, atualmente a rede social com maior poder de engajamento orgânico. São ações simples que, por incrível que pareça, muitos empreendedores e profissionais deixam de utilizar, seja por desconhecimento ou por não darem a devida importância. Confira essas sete dicas essenciais e aplique agora mesmo para atrair potenciais clientes e aumentar suas vendas.
Dica 1 – Lembre-sempre de colocar localização na Bio ou nas postagens diárias.

Essa dica vai para os donos de negócios locais de Indaiatuba e demais municípios da Regiãometropolitana de Campinas. Vale também para os profissionais liberais. É sempre importante colocar na descrição da sua Bio a cidade onde está localizado o seu negócio e também nas postagens diárias. Parece uma dica simples, mas ao não fazê-lo, você certamente está perdendo clientes. Milhares de buscas por produtos e serviços são realizadas diariamente, especialmente no Instagram, e para vender mais é preciso se fazer presente. Por não saber que o seu negócio é local, seu potencial cliente acaba indo para o concorrente.
Dica 2 – Nas postagens sempre chame seu possível cliente para executar uma ação.

Postar só pelo prazer das postagens não rende frutos. É preciso usar os que especialistas em marketing chamam de CTA (Call To Action), ou seja, Chamado para Ação. No fim de cada texto convide seu seguidor para clicar em algum link, fazer uma visita, chamar no Whatsapp, curtir, comentar, compartilhar, entre outras ações, certamente você estará aumentando suas chances de vender e interagir com seu público.
Dica 3 – Reforce sua Bio com uma descrição breve e criativa sobre seu negócio, produto ou serviços.

Em se tratando de redes sociais, especialmente Facebook e principalmente Instagram você, empreendedor, tem um grande aliado como fator de venda no canto superior, a sua biografia. Acontece que muitos empreendedores e profissionais os mais diversos, por desconhecimento e sobretudo por não darem a devida importância, deixam de usar esse recurso alavancador.
Por isso, a partir de agora, dê uma importância fundamental, revise e reforce sua Bio, seja breve e criativo, sem deixar de mencionar como os potenciais clientes podem entrar em contato com você. Deixe visível. Vende mais quem se posiciona melhor e facilita o contato com os potenciais clientes.
Dica 4 – Curta, comente e compartilhe as postagens dos seus seguidores.

Se você, enquanto empresa/profissional, pensa que é só aparecer no Feed dos seus seguidores com produtos e serviços a cada atualização e que com isso vai conseguir vender mais, será preciso mudar de estratégia. Nós vivemos em universo de trocas, de dar e receber constante, cada vez mais feito de colaboração, um universo interativo por assim dizer. É preciso interação com seu público, curtir postagens, comentar e, sobretudo, compartilhar. Gente gosta de gente e quando você consegue estabelecer uma relação mais humana, você consegue ser prioridade numa decisão de compra. Pense nisso!!
Dica 5 – Jamais compre seguidores, principalmente se o seu negócio é local.

Existe uma máxima no marketing segundo a qual curtidas não pagam contas. Se você é profissional liberal ou dono de negócio local, você precisa de seguidores com potencial para virar clientes, ou seja, da sua localidade ou de municípios próximos.
Através das suas postagens diárias, aquele seguidor de alguma forma será impactado e pode contemplar sua empresa numa futura decisão de compra. Comprar seguidores é uma decisão ruim mesmo para perfis de lojas on line, uma vez que os seguidores não estarão tão engajados e comprometidos. Anoite aí: é preferível ter 100 seguidores engajados do que mil curiosos. Outra dica importante: engaje os atuais antes de conquistar novos.
Dica 6 – Parcerias, se eu tenho 2 mil seguidores e você 3 mil, então nós temos cinco mil seguidores.

Se você quer atingir novos seguidores, o caminho mais fácil é fazer parcerias com perfis do instagram que também tem a ver com o seu público alvo e que os seguidores daquele perfil parceiro possam vir a ser seus potenciais clientes, parcerias estas seja por meio de anúncios ou troca de serviços.
Na matemática do mundo dos negócios, percerias podem ser mais do que soma, mas multiplicação, uma vez que novos seguidores estão constantemente chegando às redes sociais e fazem valer a máxima, quem é visto é lembrado em uma decisão de compra!!
Dica 7 – Se quer resultados diferentes, produza conteúdo de qualidade.

Conteúdo é Rei. Quando todos estão fazendo igual, a única diferenciação genuína é produzir conteúdo de qualidade, seja através de texto, imagem ou vídeo. Conteúdo que de alguma forma vai impactar sua audiência, resolver problemas, ajudar de diversas formas, sem deixar de mencionar seu produto ou serviço, direta ou indiretamente, afinal, quem não é visto não é lembrado.
Se você é único e especial, por mais que tentem copiar, ninguém vai reproduzir do seu jeito, então tenha uma agenda de conteúdo de acordo com as particularidades do seu negócio. Agora é importante produzir conteúdo dentro do seu nicho e focado em seus pontos fortes, ou seja, no seu diferencial. Quem quer falar sobre tudo, não se posiciona e nem gera atração de potenciais clientes, que acabam indo em busca de soluções para suas demandas mais específicas.
A dica vale para todos, empresas e profissionais que disputam audiência nesse mercado competitivo e “democrático” das redes sociais. Não importa a plataforma, o segredo do sucesso é o conteúdo. Seja original e criativo, sempre!!