Nas últimas semanas as redes sociais ficaram mais coloridas de amarelo por conta das fotografias nas plantações de girassóis, que ficam no município vizinho Sumaré, dentro da Região Metropolitana de Campinas (RMC).
Os indaiatubanos capricharam na criatividade na hora dos cliques e o resultado foi incrível. Cada foto mais linda que a outra. Nós do Portal Negócios em Indaiatuba levantamos algumas histórias por trás das fotografias.
Histórias como a da Christine Tomazelli Porfírio, que conheceu a plantação de Sumaré no ano passado. “Fica numa estrada de terra e ao lado de um rancho onde tem animais e comida caseira. São várias plantações. Para os amantes de girassóis feito eu é um lugar lindo, para os curiosos acho que não vão encontrar muita coisa”, conta ela em tom divertido.
A história dela é interessante porque foi na plantação onde ela conheceu o namorado, o operador de máquinas Manoel Messias. “Foi o lugar onde eu e meu namorado nos conhecemos e agora depois de um ano fomos lá novamente porque estou grávida. Falei para ele que o ano que vem levamos o bebê”, revela ela o compromisso.
Outra pessoa que tem há muito tempo um forte apego pessoal aos girassóis é Camila Wolk, tanto que no passado ia casar novamente e o tema seria girassol. “Acho que é uma flor que significa força e principalmente cooperação”, conta ela, que tinha indo na plantação há quatro anos e neste ano deu para constatar que continua cada vez mais lindo.
Ir ao campo de girassóis significa sair um pouco do concreto da cidade e ter um contato maior com a natureza. A exemplo do Júnior Luchetta, que esteve em uma das plantações com a esposa. “Estar conectado com a natureza faz a gente relaxar, é uma maravilha”, afirma Júnior, aconselhando que as pessoas que querem ir lá devem evitar aglomerações e irem de máscara. “O povo faz piquenique lá e largam tudo sujo, povo não tem consciência”, observa.
Quem gosta de pedalar pelas estradas da região, parar nas plantações de girassóis é uma diversão à parte. “O passeio é prazeroso, afinal, amo andar de bicicleta e o caminho é muito bonito, passamos ainda por plantações diversas de tomate, mandioca e o contato com a natureza é algo maravilhoso”, diz Kátia Ferreira, acrescentando que vale muito a pena fazer o passeio, é indescritível. “A beleza, o perfume, as fotos mostram a beleza, mas não a sensação que se tem com a alma e coração”, diz.
Uma dica é ir após às 16h e assistir ao pôr do sol, como fez a pedagoga Renata Hirakawa, uma vez que o local é muito quente. “A viagem vale muito a pena”, ressalta ela, que levou seu pet, que ela chama de filha Melissa. Pelas fotografias é possível constatar que vale realmente muito a pena e que visitar as plantações de girassóis é uma programação anual que faz parte do calendário das pessoas que moram nesta região.
Por ser um local privado, não existe uma garantia que as plantações continuarão abertas, mas caso as pessoas decidam ir aos locais apreciar ou fazer fotos, neste ou no próximo ano, é importante seguir as recomendações das pessoas entrevistadas, não sujando e preservando o local ao máximo. “Lá é um lugar incrível, uma energia boa, ficaria horas ali”, garante Camila Wolk.