Cristiane Fernandes, fundadora da Impacta Mídias Sociais, empresa que ajuda negócios locais de Indaiatuba a duplicarem seus clientes através das redes sociais, tem promovido uma série de lives às terças-feiras, às 19h, com temas que têm ajudado muitos donos de empresas a faturarem muito, ainda mais nesse período de pandemia que tem obrigado muitas empresas a se reinventarem.
A Impacta Mídias Sociais atende há quatro anos negócios locais, em diversos segmentos e tamanhos. Cristiane é formada em administração com várias especializações em marketing e redes sociais e já atuou também no outro lado do balcão, trabalhando em negócios locais. Nas lives, além de tirar dúvidas de empreendedores e profissionais, aborda sobre vários temas e uma das temáticas foi “os segredos dos negócios locais para gerar o dobro de clientes”.
O primeiro e o principal dos segredos, de acordo com ela, é não abandonar suas redes sociais, mesmo se você delegou a função para outras pessoas ou mesmo agência. Cristiane explica que quem entende do negócio é realmente o dono do negócio, por isso a importância do acompanhamento. “No sentido de trabalhar junto com quem vai gerir as redes sociais do negócio, a pessoa ou agência com a parte da tecnologia e do saber fazer e o empreendedor com a ciência do negócio”, explica, acrescentando que é também muito importante medir os resultados através das métricas.
Outro segredo importante abordado na live é sobre o empreendedor deixar de ter em mente que é preciso vender para todo mundo, ou seja, para de fato ter sucesso é preciso saber para quem vai vender. Outro segredo para vender em dobro é “Gerar Relacionamentos” com os clientes e parar de fazer postagens somente do tipo “compre de mim”. “Para quem tem negócios comuns têm que se posicionar, entender para quem vender e começar a focar no relacionamento”, ressaltou ela, explicando que o relacionamento passa pela entrega de conteúdo de valor, que resolva o problema dos clientes. Para ela, é deixar de falar das especificações técnicas dos produtos ou serviços e partir para quais problemas eles resolvem.
Outro segredo detalhado por ela foi em relação à construção de parcerias, do tipo “me ajuda que eu te ajudo”, combinando segmentos de negócios complementares. Sem deixar de anunciar no Facebook e Instagram por meio do gerenciador de anúncios, e não só no impulsionamento, além de usar os recursos disponíveis de aplicativos, como o Canvas, para montagem de artes, perfis comerciais, gerenciador de páginas, trabalhar melhor as fotos, entre outros.
E por último, mas não menos importante, levar em conta as pessoas, focando no atendimento. “Não adianta ter o melhor produto, o mais inovador, o melhor espaço físico, se o atendimento ao cliente não for satisfatório, deixá-lo de responder nas redes sociais, não curtir os comentários, tudo isso tem um grande valor, que é você fidelizar, se relacionar bem”, aconselha, ao comentar que as redes sociais são feitas para os clientes e não para o empreendedor.
Para exemplificar, ela fez uma analogia com o ato de pescar, uma vez que não adianta colocar a comida que a pessoa gosta para pescar o peixe, é preciso colocar a isca preferida do peixe e nas redes sociais é exatamente a mesma coisa. “Mostrar o que os clientes gostam de ver e não fazer postagens somente porque você acha bonito”, disse.
Sobretudo, Cristiane afirma que o momento agora é de seguir em frente e perder os receios, particularmente ao responder uma das dúvidas de um empreendedor que afirmou estar com medo de focar no delivery e com isso perder o foco do atendimento presencial. Ela foi bem taxativa. “Não fique com receio de dizer que está fazendo delivery. Até tudo isso passar é importante trabalhar o jogo, é precisar ficar de pé para o futuro, fazendo o mais importante no presente, a divulgação, para quando tudo isso passar fazer o inverso, convidar para conhecer o local. O importante é não parar”, aconselha, ao comentar que quem não é visto, não é lembrado e que, independente da concorrência, há espaço para todos crescerem, se trabalharem com honestidade, levando em conta sempre as necessidades dos clientes.
Serviço – Siga a Cristiane Fernandes nas redes sociais. Instagram: @cris.impactamidiasociais/Facebook: @impactamidiasociais /Whatsapp: (19) 99406-0286 /acesse o site www.impactamidiasociais.com.br